domingo, 26 de setembro de 2010

Tio do pijama...

Dedico este post a um personagem real: o "tio do pijama", como o apelidam a maioria das pessoas, ou, enfim: Jader, seu verdadeiro nome.

Jader é um funcionário do TRT aqui de SP, onde também trabalho. Atualmente lotado no setor de distribuição de correspondências. Função esta, aliás, bem burocrática, até mesmo para um órgão público... rs... Nem poderia ser diferente: infelizmente, até na carreira pública, o slogan de uma campanha mais antiga da Sprite: "imagem é tudo", tem tudo a ver.

Jader não é uma pessoa que passa despercebida... Logo nos meus primeiros dias de tribunal, eu já notei aquela figura "exótica": vestido dos pés à cabeça de pijama (que ele, depois entendi, insiste em denominar como "conjunto"), geralmente de cetim, seda ou, enfim, algum outro tecido que seja brilhante e confortável, ele anda, de um lado para o outro, entregando as correspondências recebidas para os respectivos destinatários. Sapato (geralmente aquelas sandálias "crocs", super na moda) e óculos e relógio... tudo combinando com a cor do dia... sempre em um visual monocromático.

De início, ele era meio calado, reservado... Aos poucos, fui conseguindo puxar conversa... Hoje somos amigos. No início, devo confessar, achava o cara meio maluco... Querendo ou não julgamos as pessoas pela aparência... e escrevo por ora esse texto exatamente para dizer como isso é horrível e insensato... Com o tempo aquela figura "exótica" (mero eufemismo de "louco" mesmo) foi-se tornando familiar... e cada vez mais lúcida... Certo dia, Jader me disse, como que num bordão que sempre repete: "se é para ser louco, não vamos ser pela metade"... Sabe que ele tem toda a razão?! Depois de ouvir e digerir esse conceito, percebi que o louco sou eu, não ele!

Enfim... Jader se veste assim há anos... Já deu entrevista no Jô Soares e no "Fantástico", inclusive. Compra os tecidos na Augusta e tem uma costureira de confiança que confecciona os conjuntos. As armações combinando, bem como o relógio e as sandálias, são todos adquiridos na 25 de março... Tem mais de 200 modelos no seu armário. Tudo começou há alguns anos quando, uma chefe sua disse que ele era "muito mulambento"... Para sair do rótulo "mulambento", passou a se inspirar no visual dos "conjuntos", com calça e camisa combinando... no que surgiu, então, com seu toque pessoal, os tais "pijamas"... com os quais ele faz tudo em sua vida diária, menos dormir... rs... E assim encontramos Jader nos corredores do TRT diariamente, sempre com um modelito mais original que o outro...

A lição,pois, é a seguinte: "se é pra ser louco, não vamos ser pela metade"... ..."se é pra viver, não vamos viver pela metade"... ..."se é pra ser original, não vamos sê-lo pela metade"! A vida é uma só... e cada personalidade é única. Por que não passamos a julgar menos os outros e a aceitá-los mais?! Por que não vivemos mais (inclusive intensamente) nossas vidas - e aqui devo incluir a questão de respeitarmos nossas vontades próprias e visão de mundo?! Por que ainda, numa era em que se exalta o individualismo, não aceitamos as diferenças quando elas se esvaem para outros aspectos da vida além do consumo desenfreado?! Por que demoramos para aceitar o outro como ele realmente é?! Pura tolice o preconceito!!! Graças a ele nos fechamos a visões pequenas e claustrofóbicas de mundo e nos limitamos a muito pouco... Parafraseando Fernando Pessoa, porém, digo: "navegar é preciso"... Sejamos originais, sem medo de sermos felizes!!!! Essa é a lição do Jader... Se veste como quer e não tá nem aí pro que pensam dele... Jader, obrigado!

IMAGEM NÃO É TUDO... PENSAMENTO LIVRE, SIM, É TUDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário