domingo, 21 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA

Ontem, 20/11, celebramos mais um feriado na maioria dos municípios brasileiros. É o oficialmente chamado "dia da consciência negra". Talvez poucos tenham se lembrado, afinal, caiu num sábado... Quase ninguém sentiu seus efeitos práticos, portanto, em 2010.

Dia de comemorações e, principalmente, claro, de se conscientizar! E este post é especialmente dedicado a todos os negros brasileiros, aos quais devemos muito de nossa brasilidade... Obrigado pela riqueza cultural, pelo trabalho que tanto contribui para o sucesso de nosso grandioso país, pela diversidade religiosa, culinária, samba no pé, pelo carnaval, baianas, batuque, pela capoeira, iorubá... enfim: por tudo que faz desse país tão especial, singular: único!

Mas, além de agradecer a todos os negros e mulatos do Brasil e do mundo, conclamo a todos os leitores e leitoras - negros, brancos, pardos, amarelos, índios, esquimós, marcianos... - a se conscientizarem do significado deste feriado: o Brasil ainda é um país extremamente desigual, seja em termos regionais, e, claro, também nos raciais... Fomos um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão (oficialmente) e, como herança desse período nefasto de nossa história, carregamos o fardo pelos milhões de africanos mortos e seviciados no decorrer dos 388 anos de escravatura. Demais disso, convivemos com favelas afora, em que a maioria dos seus moradores ainda são negros e pardos.

Também é fato notório que, ainda hoje, a maior parte dos desempregados em nosso país são negros ou seus descendentes diretos. Embora tal realidade esteja mudando, isso se dá, infelizmente, em ritmo muito lento. Mas podemos fazer a nossa parte.

Como? Adquirindo a consciência do respeito! Aliás, proponho que esta data seja rebatizada: "Dia do Respeito" seria um bom nome... Quem sabe "Dia da Diversidade"?! Afinal, vamos sair do lugar-comum e transfornar, quem sabe, um clichê em realidade... Qual clichê? Aquele que diz que o Brasil é um país onde as raças vivem harmonicamente... Até é verdade, em parte... mas ainda existe um desrespeito subliminar na cabeça de muitos... Um verdadeiro desprezo pelas diferenças que é preciso erradicar...

Como?! Volta a pergunta a você, leitor... Simples, porém grandioso: encarando o diferente como apenas "diferente", e não como "melhor" ou "pior" que você... Percebendo que o seu vizinho, apesar de negro, mulato, branco, índio, japonês, homem, mulher, hetero, homossexual, transexual, pode não ser igual a você, mas, mesmo assim, muito legal e, sobretudo, digno de respeito e consideração! Isso é igualdade, para os mais racionalistas, respeito à diversidade, para os antenados e, enfim, solidário e ético, para os mais intuitivos... Vamos pensar nisso?! Vamos encarar o mundo como um imenso degradê, em que todas as cores, na verdade, derivam de uma mesma origem: da luz, da natureza... Todos, somados, compomos, pois, o mesmo conjunto: a Humanidade... Respeitar outrem é, portanto, respeitar a si próprio.

Pelo respeito, pela harmonia, pela diversidade... PELA IGUALDADE! PELA CONSCIÊNCIA DA IGUALDADE, SEJA ELA NEGRA, PARDA, AMARELA, BRANCA, ROSA, AZUL, VERDE...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Preconceito...

Lula é um rústico torneiro mecânico, que jamais pegou no batente de verdade, deslumbrado com o caviar e champagne do poder... Tiririca é um semi-analfabeto, imbecil... Será?

Ambos são nordestinos, de origem humilde. Fato.

O eleitorado nordestino elegeu maciçamente Dilma Rousseff a primeira presidente mulher - e petista, e apadrinhada de Lula, el plomero - presidente do Brasil... Procedente em parte... Dilma também ganhou no Distrito Federal, Minas, Rio de Janeiro e na maioria dos Estados da região norte do país.

Mas não ganhou na civilizada, cosmopolita e consciente São Paulo!!!

Manchetes dos jornais: "vitória de Lula"... Como se Lula fosse um ditador e estivesse empreendendo uma batalha na perpetuação do poder.

O interessante, caro leitor, é que quando Fernando Henrique Cardoso conseguiu o apoio do Congresso Nacional para aprovar a Emenda Constitucional da reeleição todo mundo achou civilizadíssimo... E olha que estamos falando do primeiro mensalão de nossa história política recente...

Agora, o mesmo FHC, sempre cortejado pela mídia, anda ensinando como deve se comportar um ex-presidente da República... Segundo ele, com desapego ao poder, afinal, continua Dom Fernando, ele é um homem plurifacetado, com vida intelectual, acadêmica e pessoal e, aristocrático como pretende ser, sabe exercer a moderação, sem apegos... Melhor que isso, só Montesquieu!

Já Lula, diriam alguns (muitos): não passa de um proletário nordestino semi-analfabeto que pegou gosto pelos luxos pequeno-burgueses... E Tiririca, enfim... coitado: bossal completo, entrou para a política apenas por acidente e deboche da classe média - que diz saber votar... ...mas talvez já esteja arrependida do que fizera. Vai ser bom rir de um palhaço de verdade no Congresso, né?

Mentalidade como essa só é possível em um país miserável, herdeiro de uma cultura de senhor de engenho, que desacredita na mobilidade social e na consciência de seu povo. É de pensamentos assim, mesquinhos e arrogantes, que se nutrem mentes pequenas, típicas de uma classe média alienada e metida a besta, que se julga acima dos "demais", a quem se referem com tanto desprezo e desdém, meio que com cara de madrasta malvada...

É graças a ancestrais de cabecinhas tão miúdas que, em 1964, tivemos uma ditadura militar que perdurou pelos 25 anos seguintes e atrasou o país por pelo menos uns 50!

Quanto a Lula e ao Tiririca, parabéns, meus caros! Um soube entrar e sair pela porta da frente e pelo elevador social e, pelo que tudo parece indicar, deixará a Presidência da República para entrar na história, talvez até como um grande estadista, se souber exercer - à sua maneira, e não à la Dom Fernando - a moderação que é cabível aos ex-presidentes... Já Tiririca, honestamente, é muito mais honesto e menos palhaço que muito engravatado boa praça que tem por aí.

Fica aqui meu protesto sincero!